segunda-feira, setembro 28, 2020

O que as flores escondem na primavera

Tarde quente e cheia de graça.  Talvez seja mais difícil se entristecer na primavera. Teriam as angústias a mesma força num dia tão bonito?

Dormir mal não é algo que me aflige como antes. Em algum momento poderei descansar, mesmo que meus afazeres demandem uma energia que não tenho, não há pressa... As delicadezas diárias de quem se conhece e aprendeu a viver consigo, não que tenha sido fácil até aqui.

Um dia mal dormido não a irá matar ninguém, ou quem sabe vários.

Sempre passo por esse prédio com grandes janelas. Gosto do estado de graça de imaginar as muitas vidas a meu redor seguindo seus cursos, sem precisarem de mim para isso. A paz de quando sinto o vento no meu rosto sabendo que o vento não pode me sentir.

Sou agradável. Com o moldar dos anos, tornei-me cordial.
Não aprendi nada disso vislumbrando solidificações num "bom-caráter", mas sim buscando menos desgaste nas minhas relações. Não sei qual doçura me acompanha naturalmente, qual parte minha nasceu comigo...

Talvez eu seja uma boa pessoa apenas por preguiça de não ser.

Ouvi hoje uma porção de coisas que não gostaria de ter ouvido. E as ouvi em silêncio. Problemas como "matar o presidente caso os aeroportos não sejam reabertos em breve para vôos internacionais".
O que eu podia ter dito?
"Tem gente morrendo de verdade enquanto isso."

Lembro-me então de uma senhora cheia de tralhas no colo, que vi dia desses. Ela estava sentada num canteiro na esquina de um prédio comercial. Olhos grandes e castanhos, estatelados. A máscara no queixo, e não se importava com o vai e vem dos que estavam passando pela rua. Parecia-se como uma estátua, não sei no que ela estava pensando. Não consegui sequer saber se ela estava triste, parecia só um corpo que esqueceu de existir.

Um corpo que não reagiria a uma bomba ou a um buque de flores.

Penso que talvez que era ela quem devesse ter propriedade pra cogitar matar um presidente. Os olhos de quem entregou tudo o que tinha até que não pudesse sentir mais nada.

O que ela teria dito no meu lugar?

Eu queria ter feito algo, não fiz. Não sei se precisava, se faria diferença...

Penso então se não somos todos observadores de grandes janelas, coexistindo só por preguiça de tentar algo novo e melhor.

A tarde se foi num dia lindo, e continuo lembrando dos olhos de angústia daquela mulher...

E agora só me resta, como muitos, tentar dormir.


Um comentário:

  1. "Talvez eu seja uma boa pessoa apenas por preguiça de não ser."

    Nossa, há muito, mas muito tempo mesmo eu não ficava sem uma resposta para qualquer dúvida ou afirmação. Mas fiquei ao ler essa frase. "Ser bom" é um sacrifício?? Filósofos debatem sobre isso há séculos: Rosseau ou Maquiavel?? Quem está certo?
    Talvez a resposta esteja nos nossos atos e pensamentos quando estamos sozinhos, sem ninguém a não ser nós mesmos, para nos censurar ou analisar ou julgar...
    Quem você é, Poète, quando dorme mal e pensa sobre sua vida? Você é boa ou má? Mas antes de responder, pense: o que é ser bom e o que é ser mau, de verdade, Poète???

    ResponderExcluir